sábado, 5 de janeiro de 2013

Desbloquear modem PowerBox GVT - Sagemcom FAST 2764 v8380

Este modem VDSL que a GVT está instalando para os clientes com link acima de 35Mb vêm causando muita revolta pela internet nos usuários mais avançados. O modem é recheado de recursos como: Wireless padrão N 300Mbps, porta USB que funciona como compartilhamento de arquivos e servidor de impressão,  modo de operação em Bridge, redirecionamento de portas, entre outros.
Porém a GVT faz o favor de nos entregar o modem com um Firmware próprio, que deixa o modem totalmente "capado" e com os recursos limitados, não podendo alterar o nome da rede sem fio (SSID), Wireless limitada a 150Mbps, não é possível alterar a faixa de IP, porta USB desativada, etc.

Para eles desbloquearem todos os recursos do modem, basta você contratar um IP Fixo, por R$50,00/Mês, ou usar um método alternativo, conhecido como "Hackear" ou "Desbloquear" o modem, o que na verdade é somente alterar as permissões de configuração do Modem.

A meses que a GVT instalou um modem desses pra mim, e logo no primeiro dia já fui atrás de uma solução pra desbloqueá-lo, que na época foi até bem fácil, porém de uns dias pra cá vi que vários serviços que dependiam do modem tinham parado de funcionar, e fui ver que o Firmware do modem foi atualizado automaticamente para a versão 8388 que é a última versão até então lançada pela GVT e mais difícil de "Desbloquear".

Depois de muita pesquisa estava quase desistindo de desbloquear este modem, pois toda alternativa que encontrava não funcionava na V8388, inclusive com vários usuários com o mesmo problema nesta versão(erro 500), então fui reunindo uma informação e outra de vários tutoriais na internet e finalmente consegui a solução que segue abaixo!

ATENÇÃO:

  • Este procedimento é arriscado e pode inutilizar seu modem, execute os passos caso seja realmente necessário e saiba o que está fazendo! Qualquer problema que causar no seu aparelho a responsabilidade é inteiramente SUA!
  • Vou tentar fazer um tutorial o mais bem explicado possível, porém não tenho muita didática e este tutorial é para usuários com um certo conhecimento, portanto se você não tem, não o faça.
Se seu modem está com uma versão anterior à 8388 pode pular para o TERCEIRO PASSO.

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS: (SOMENTE PARA USUÁRIOS WINDOWS)
EDIT: Uma dica do Ulisses é usar o Curl para Windows, que é bem mais pratico que instalar o Cygwin - http://curl.haxx.se/download.html


PRIMEIRO PASSO - PREPARANDO O TERRENO:
  1. Baixe o TFTPD32 + Firmware para Downgradehttp://rapidshare.com/share/B86D2597DBCF32400EA182DC1418B825 (senha: quedialongo.blogspot.com.br);
  2. Configure a placa de rede de sua máquina conforme a imagem abaixo:
  3. Desligue todas as máquinas que estiverem no modem, desligue da linha telefônica e a alimentação, deixe ligado no modem somente o cabo de rede desta maquina que vai fazer o trabalho;
  4. Extraia o TFTPD32 em uma pasta qualquer, no arquivo executável clique com o botão Direito e execute como Administrador (no caso do Windows 7, no XP não precisa, no 8 nunca tentei);
  5. No TFTPD32 clique em Browse, e navegue até a pasta onde o extraiu e a selecione;
  6. Clique em Settings, e na aba TFTP. Em Browse também selecione a mesma pasta.
SEGUNDO PASSO - FAZENDO O DOWNGRADE DO FIRMWARE:
  1. Com o auxilio de um clip de papel, lápis ou algo com a ponta fina, aperte o botão Reset sob o modem, com ele pressionado ligue a alimentação ao mesmo, os Leds do modem vão piscar aleatoriamente várias vezes, e depois vão ficar acesa somente as 3 primeiras, então solte o Reset;
  2. Observe no TFTPD, o processo de atualização se iniciará, você vai ver uma barra de progresso que não demora muito, quando terminar o processo aguarde o modem iniciar (repare pelos Leds), então acesse a interface do modem (http://192.168.25.1) e clique em Sobre o PowerBox;
Observe a versão agora instalada conforme a imagem acima, tem de ser a 8380, caso não seja recomesse todo o processo.

TERCEIRO PASSO - EXTRAINDO O ARQUIVO DE CONFIG DO MODEM PARA DESBLOQUEIO:
  1. Acesse o link http://192.168.25.1/save_rg_conf.cgi. Vai ser salvo um arquivo com nome HomeGateway.conf
  2. Com o editor de textos Notepad++ abra o arquivo salvo (para usuários Linux use o editor que preferir);
  3. Encontre por "Runlevel" (no Notepad++ pressione CTRL+F e digite Runlevel) e altere o valor 2 para 4;
  4. Agora vamos desativar o TR69, que é o serviço usado pela GVT para atualizar o Firmware do modem, para impedir que o bloqueiem novamente: Localize "acs.gvt.com.br", vai ser uma linha       (ACS_URL(http://acs.gvt.com.br)), deixe somente (ACS_URL(http://));
  5. Terminado, feche e salve o arquivo.
Obs.: Este arquivo contém várias configurações que podem ser alteradas, se você é um usuário avançado vai encontrar muita coisa interessante, faça as alterações que achar conveniente, use por sua conta e risco.
Obs2.: Pra quem tem TV por assinatura da GVT dizem que se colocar o Runlevel 4 a TV para de funcionar, então use Runlevel 3.
Obs3.: Desativar o TR69 é muito importante pois impede que a GVT atualize seu modem novamente, que em cada atualização só dificulta cada vez mais o desbloqueio.
Porém toda vez que desligar o modem da alimentação ele se reativa novamente, então tome o cuidado de não desligar o modem, e/ou sempre conferir se ainda esta desativado o TR69, caso não esteja basta enviar o arquivo de configuração novamente para o modem seguindo os passos abaixo.
QUARTO PASSO - ENVIANDO O ARQUIVO DE CONFIG PARA O MODEM:
Este processo é um pouco mais complicado para quem usa o Windows, vou explicar o processo usado no Linux que foi o que eu fiz, para quem usa Windows vão usar o Cygwin que é um emulador de terminal Linux, não sei explicar como instalar ou usar ele. O restante do processo é o mesmo.
  1. Com o arquivo HomeGateway.conf já pronto com as alterações salve-o na pasta desejada para trabalhar no terminal (recomendo salvar em / mesmo, no caso do Linux)
  2. Execute o seguinte comando: curl -u admin:gvt12345 -F new_rg_conf=@HomeGateway.conf 192.168.25.1/replace_rg_conf.cgi
  3. Vai mostrar um código fonte HTML, o que interessa vai ser a mensagem em uma das últimas linhas, se for conf_upload_failure.shtml tem algo errado com seu arquivo de configuração, volte para o início do terceiro passo, se for conf_upload_success.shtml deu tudo certo.
Pronto, se chegou ao final com a mensagem de "Sucess" seu modem foi desbloqueado com sucesso e agora você pode se beneficiar de todos os recursos!
Se deu algum outro erro não informado acima diga nos comentários que tento ajudar.