segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Receptor IR Serial



Controle remoto no PC - Projeto simples e funcional.

Sempre gostei de fazer com que meu computador fizesse o maximo de coisas possíveis.
Um controle remoto no PC seria um adianto, têm aquelas placas de TV que vem com controle remoto, porém as mesmas servem para controlar somente a propria aplicação.
Este projeto que apresento aqui é o esquema de um Receptor Infra-vermelho para porta Serial que consegui fazer atravéz de várias tentarivas e falhas (me custou até uma placa-mãe =[ ).
Baixei já dezenas de esquemas da internet, porém nunca funcionavam bem, fazendo adaptações de um projeto e outro consegui chegar um um muito simples e funcional.

Bom qualquer um que opere um ferro-de-solda consegue sem dificuldade nenhuma montar o circuito.
Todo o material que vai precisar é:
  • DB-9 Macho
  • Transistor 78L05
  • Diodo zener 1N4148
  • Resistor 4K7
  • Capacitor 47mf
  • TSOP 1738
  • 1,5Mt fio de 3 vias
O mais dificil de se encontrar é o diodo receptor TSOP1738, procure em eletrônicas que tenham sucata geralmente tem ele em muitos eletrônicos. Eu usei de um receptor de uma placa de TV antiga, que é aquele receptorzinho em um cabo com pino P2.

O software que vamos usar para controlar o PC é o Girder 3 que pode ser baixado em

Com este programinha incrível o limite é a sua imaginação! O que você quiser fazer acontecer no computador (que seja possível, claro) no clique do controle remoto, com ele é possível.

No inicío ele é bem chato de configurar, mas neste pacote já está com meu arquivo de configuração, então da pra tirar muitos exemplos daí.

Bom agora é com você! Depois vou publicar o projeto que fiz para controlar até 8 dispositivos atravéz da porta paralela, como lampadas, abajour, ventilador, cafeteira, etc. E em conjunto com este projeto também tudo pelo controle remoto!

3 comentários:

  1. da pra ver as ondas, que chegam pela serial, ou seja saber qto tempo elas passam em zero e um?

    ResponderExcluir
  2. a Line Matsumoto, nunca procurei nenhuma aplicação para isto, acredito que tenha como sim com algum software específico.

    ResponderExcluir
  3. alguém ai tem o software? o link está expirado...

    ResponderExcluir